quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por que meu antigo batismo não serve?


“Eu sou evangélico, mas meus pais me batizaram quando era bebê. Ouvi dizer que esse batismo que recebi não tem validade. Por que?”
Hoje atendi uma senhora que me contou seus problemas, e confessou que não era batizada nas águas, mesmo depois de oito anos freqüentando a Igreja Universal . Depois que ela falou tudo, eu a orientei que ela precisa se batizar, e ela quis saber porque o batismo católico não tinha validade. A mesma dúvida que ela tinha, mesmo depois de oito anos ouvindo a Palavra, pode ser que você também tenha.
Vamos, primeiramente, entender o significado da palavra ‘batismo’.
Batismo
Ela vem do grego e significa ‘imergir’. Mas o batismo cristão pode ser tanto por imersão como por aspersão. Uma pessoa que aceita ao Senhor Jesus em seu leito de morte, por exemplo, não podendo ser imersa em água, pode ser batizada por aspersão de água pura.
Elemento água
Agora, vamos entender porque a imersão ou aspersão deve ser somente utilizando água:
A água pura simboliza o Espírito Santo. Do mesmo modo que esse elemento envolve todo o corpo da pessoa batizada, o Espírito Santo envolverá, também, todo seu ser.
Porque o batismo em crianças fica invalidado
Essa era a questão inicial dessa pauta. Vamos aos fatos:
Quando o homem dá o passo em direção a Deus e decide entregar a minha vida a Ele e, simbolicamente, permitir que o Espírito Santo envolva todo seu ser, ele deixa, naquelas águas, todos os pecados que comete e que cometerá por ser ele falho pecador. Faz isso por consciência, decisão tomada e firmada, intransferível, portanto. Uma criança, um bebê, tem discernimento para entender o significado dessa atitude de se batizar pra que escolha fazê-lo ou não? E seus pais, podem decidir por ele? Acho que você conhece a resposta a essas duas questões, não é verdade? ‘Não’.
Sendo assim, o batismo nas águas tem que ser um ato consciente. Seu batismo quando criança não teve nenhum valor diante do Deus de Israel e seu Deus. Você só molhou o cabelinho (ou a carequinha) na água fria que o padre jogou. Nada mais que isso.
O que eu faço, agora?
Espelhe-se no exemplo de Jesus. Em Mateus 3:13,15: Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.. Se você ainda não se batizou nas águas desde que tomou o passo de entregar sua vida ao Senhor Jesus, não perca tempo. Vá, ainda hoje, ao seu Pastor, e peça a ele mais explicações a respeito. Tão logo seja possível, ele vai te batizar por imersão, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

0 comentários: